NÓS


...trabalham juntos desde 2005, na Cenarium Escola de Dança (antigo Centro Cultural Kirinus), onde são responsáveis, juntamente com o corpo docente da escola, pelo desenvolvimento didático do método utilizado nas aulas de Dança de Salão, que trabalha com ritmos como Samba, Bolero, Forró, Salsa, Zouk, Tango, Samba-Rock entre outros. Desenvolveram desde 2005 um trabalho artístico/técnico com a Kirinus Cia de Dança e a partir de 2010 estenderam seus projetos a um primeiro trabalho próprio, In Certo Presente (premiado no Ritmos a dois em Joinville e Festival Prêmio Desterro, Florianópolis), que foi ponto de partida para o desenvolvimento de novas idéias. Outro projeto foi lançado ainda no ano de 2010 sob a direção de Adilso Machado, Ensaios, uma obra experimental que tem como essência o registro do momento, que por sua vez é fruto de tudo o que lembra seu corpo. Normalmente o momento acaba por ser capturado apenas através de fotos ou vídeos, a obra risca através de tela, tinta e corpo um registro que a partir se eterniza. Ensaios veio se tornar o espetáculo Riscos de Lembrança no ano de 2012. 
O ano de 2011 começou desafiando a linha de trabalho que se vinha seguindo, a coreografia Aos Amigos, foi criada em função do I Fiat Prima Tango Show, e buscou uma nova roupagem à linguagem Clássica do Tango Escenário, o trabalho fez questão de fazer presente todos os elementos da paixão próprios do tango e foi agraciado com a emoção do público e a conquista da primeira colocação do evento. El Andén, Horas-Olhos a tempo, Grão e Quasi una Fantasia, são trabalhos que deram continuidade a sua pesquisa nos anos de 2011 e 2012.


Ambos iniciaram seus estudos de Dança de Salão na Casa da Dança Luiz e Laura em 2003 e estudaram desde então a técnica desenvolvida por Luiz Kirinus.

Antes da Dança de Salão os dois tiveram experiências ímpares que os construiram enquanto artistas. O contato com as mais diferentes manifestações artísticas permitem a analogia constante aos valores pessoais e ampliam a possibilidade mais incrível do ser humano, a de sonhar.

Gabriel teve seu contato mais aprofundado com a música a partir de 1999, aprendendo e lecionando principalmente Violão Clássico, Popular e Cavaquinho, na cidade de São Paulo onde ainda participou de projetos dedicados aos Grandes nomes da Música Brasileira. Estendeu seus estudos no Conservatório Musical de Florianópolis, a partir de 2002. Na Cenarium Escola de Dança além de professor atua como coordenador musical, e ainda dirige a Cia Grão, onde desenvolve parte de sua pesquisa em dança. Gabriel cursa Fisioterapia na Universidade do Sul de Santa Catarina.

Lidiani brinca de artista desde 1993, quando aprendeu um pouco sobre Teatro e seguiu em cursos regulares de Tv e Cinema, mas foi em 1995 que descobriu a dança, primeiro com o sapateado, por curtos meses, para depois então ingressar na Escola de Ballet Paula Castro (SC e SP) e a seguir na Escola do Teatro Bolshoi do Brasil em Joinville, de 2000 ao fim de 2002. É formada desde 2009 pela Universidade Federal de Santa Catarina, em Educação Física (Currículo de Licenciatura plena), e teve um constante estágio em seu próprio trabalho relacionado à educação. Na Cenarium trabalha com Dança Criativa e Ballet Clássico para todas as idades, com os quais dirigiu os projetos A natureza das coisas (2009), Todo mundo munda (2010), Arriscando uma história (2011) e REC.reando o som (2012), trabalha com a Dança de Salão enquanto professora, bailarina e coreógrafa e dirige com Gabriel a Cia Grão.

Juntos, ao longo dos anos, desenvolveram seus corpos não só com ensaios, mas também com técnicas de Pilates, Fisioterapia preventiva (Catarina Cortez), Contemporâneo (Adilso Machado), Ballet Clássico e muitas aulas de todos os ritmos da modalidade de Dança de Salão em Congressos Nacionais e Internacionais.

Desenvolver a Dança de Salão lecionando todos os ritmos é um desafio muito grande em termos de atualização para qualquer profissional da área, é uma busca constante e inesgotável, que apenas nos estimula cada dia mais em termos pedagógicos e artísticos.


No momento, além da continuidade de sua pesquisa, fortalecem parceirias importantes com os profissionais e amigos Adilso Machado, Rafael Martins e Giuliana Davoli, além de participar do curso de Qualificação Profissional em Tango, na cidade de Joinville, sede Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário