LINGUAGEM

A linguagem corporal tem a mesma função da linguagem verbal, visual, ou qualquer outra: Comunicar.

O corpo guarda em si sua história, tudo o que  já viveu se manifesta em um gesto ou outro. Se é maleável ou enrijecido, alerta, relaxado, inibido, tudo faz mostrar sua personalidade, seu modo de pensar a vida e logo seu modo de pensar seu movimento. Preconceitos se incluem, assim como vergonha ou desprendimento e ignorar o fato de que somos diferentes faz com que nos distanciemos da maior riqueza que presenciamos em vida, a diversidade. Virá daí a palavra diversão? Se não antes, que venha então, já transformando o que pensávamos a minutos atrás. A Educação para nós é a transformação a que cada um se permite a cada dia, influenciada por tudo e por todos. O que poderia ser mais divertido? Concordo com Rubem Alves quando ele fala que o papel do educador talvez seja mais do que ensinar algo, mas gerar nesse alguém a vontade de aprender ou de apreciar algo, se sentindo parte, experimentando.
Acreditamos em uma linha de movimento orgânica e fluída para tudo que dançamos. Pensando na dança a dois, buscamos a fluência a partir da influência que um corpo exerce sobre o outro, seus encaixes, contatos, inércias; Buscamos qualidade na conexão visando a partir daí uma maior qualidade na comunicação entre os corpos. Conexão = Canal Aberto.
Todos os ritmos da Dança a dois, mesmo tendo suas especificidades, para nós, podem e partem desse princípio.




Nosso trabalho Artístico:

Investigação é a palavra que define nosso trabalho atual. A vontade de 'descobrir' conceitos na tentativa de melhor entendê-los. Novos caminhos também tem lugar para esse momento, que é um momento aberto, livre de destino, onde a possibilidade é a chave. Expôr, traz consigo o significado de continuação, além da idéia de compartilhar buscando novas visões sobre as mesmas coisas, discussão. Procura-se.

A linguagem artística/técnica que mais desenvolvemos e estudamos atualmente é a do tango, em função da liberdade que a própria estrutura traz consigo, ao nosso ver: de qualquer lugar, pra qualquer lugar, a qualquer tempo. Todos os outros ritmos nos enriquecem sem dúvida e nos preenchem de igual forma, tudo sob a releitura de nossas vontades-idéias. Em função do conceito de cada trabalho buscamos lógica em tudo o que é arte, tudo interessa ao nosso corpo, ao nosso movimento.
Conhecer o olhar de cada profissional sobre cada estrutura de qualquer linguagem na prática, com toda a seriedade possível, nos faz entender o que nosso corpo pode fazer, e logo nos traz novas possibilidades para o sentir. Nos deslumbramos a cada momento com cada novo passo e por consequência cada nova descoberta.